Emotion animado

Missão espacial da China

Em 31 de outubro de 2011, Wu Ping, porta-voz do programa espacial chinês, disse que o lançamento da Shenzhou-9 seria realizado até 2012. O diretor do Centro de Astronautas da China acrescentou que iria avaliar astronautas do sexo masculino e feminino. As primeiras mulheres “taikonautas” (é assim que os chineses chamam seus astronautas) foram selecionadas pelo programa espacial em 10 de março de 2010.

O lançamento estava inicialmente previsto entre Março e Abril de 2012, mas em dezembro de 2011, uma fonte chinesa revelou que a missão aconteceria em Junho de 2012.

Com os preparativos da missão avançando sem problemas, a China revelou um grupo de nove taikonautas, incluindo duas mulheres selecionados para o vôo. Uma atenção especial ao programa foi dada as simulações do encontro e controle dos elementos de encaixe, considerada de alto risco.

Em 3 de março, foi revelado que o veículo de lançamento Shenzhou-9 tinha passado seu teste e que estava pronto para ser enviado para o local de lançamento. De acordo com Liang Xiaohong, \"o foguete foi projetado com excelente grau de confiabilidade e equipados com softwares avançados de posicionamento, afim de garantir uma entrada precisa em órbita.

A comunidade espacial internacional tentou determinar a composição da tripulação da Shenzhou-9 durante várias semanas. Depois de muitas especulações e deduções, a China finalmente revelou os nomes da equipe principal: Jing Haipeng, Liu e Wang Yang Liu, com a tripulação de volta composta por Nie Haisheng, Xiaoguan Zhang e Wang Yaping.

Quatro anos após o lançamento da histórica Shenzhou-7 (missão não tripulada), a China escreveu mais um capítulo de sua história espacial com o lançamento da Shenzhou-9 em 13 de junho de 2012, às 10:37 UTC à partir do Centro de Lançamento de Jiuquan. O encaixe com o módulo espacial não-tripulado Tiangong-1 que foi lançado em 29 de setembro de 2011 foi perfeito.

Este módulo representa a pedra inicial da estação espacial chinesa, um passo fundamental para ganhar experiência para a construção, gestão e operação de uma futura estação espacial.

Apesar de não haver nada oficial, cogita-se que a estação espacial chinesa é apenas um trampolim para o próximo passo, o de levar o primeiro chinês para pisar na Lua. Até hoje, apenas americanos pisaram na Lua. Russos mandaram sondas.

Ao que parece, uma nova corrida espacial pode estar acontecendo por acaso. Russos anunciaram a possibilidade de levar turistas a Lua, pela bagatela de 150milhões de dólares.

Para esta viagem o turista espacial terá de passar por rigoroso treinamento no Centro Cosmonauta Yuri Gagarin, conhecido como Star City, em Moscou. Mais uma vez, a Agência Marcos Pontes coloca-se como a única empresa de turismo brasileira especializada neste tipo de operação, e está à disposição de interessados.

Notícia publicada em 10/07/2012

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes