Emotion animado

Preparem-se para evento secular de Vênus!

Cientistas e astrônomos amadores de todo o mundo estão se preparando para observar a ocorrência rara de Vênus cruzando o rosto do Sol, em 5-6 de Junho, um evento que não será mais visto por mais de cem anos.

A ocasião será assistida de perto por uma nave espacial que orbita o planeta - a Venus Express, da ESA.

ESA estará transmitindo ao vivo a partir da ilha ártica de Spitsbergen, onde a equipe científica responsável pela Venus Express, vão discutir os últimos resultados científicos da missão, enquanto desfrutam de uma vista única do trânsito de 2012 sob o sol da meia-noite.

Um trânsito de Vênus ocorre somente quando Vênus passa diretamente entre o Sol e a Terra. Já que Vênus não é exatamente alinhada com a Terra, trânsitos como este ocorrem muito raramente, separados por mais de um século terrestre.

O último trânsito foi apreciado em junho de 2004, mas o próximo não será visto até 2117.

Graças as naves espaciais que visitaram Vênus, incluindo a Venus Express, agora sabemos que ela hospeda uma atmosfera inóspita, densa de dióxido de carbono e nitrogênio, com nuvens de ácido sulfúrico.

Eventos de trânsito são hoje uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de métodos para detectar e caracterizar os planetas que orbitam outras estrelas como o Sol. Em outras palavras, muitos planetas são descobertos graças a observação das estrelas, e por seguinte, o transito de um planeta por elas.

Outra coisa: trânsitos também estão sendo usados ​​para procurar exoplanetas que podem abrigar vida. Se o planeta tem uma atmosfera, com uma pequena fracção da luz à partir da estrela passando através desta atmosfera, revelam-se propriedades, tais como a presença de água ou metano.

Durante o trânsito de Vênus no próximo mês, os astrónomos terão a chance de testar estas técnicas e adicionar os dados recolhidos durante apenas seis trânsitos anteriores observadas desde a invenção do telescópio no início do século XVII.

O trânsito 2012 será visível em sua totalidade somente a partir do oeste do Pacífico, na Ásia oriental, leste da Austrália e altas latitudes do norte.

Se você for observar o evento, por favor lembre-se: nunca olhe para o Sol com os olhos desprotegidos, através de óculos de sol comuns ou através de um telescópio, pois isso irá causar cegueira permanente.

Visite o site da ESA onde provavelmente se disponibilizará alguma forma de acompanhamento deste fenômeno ao vivo.

Notícia publicada em 28/05/2012

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes