Emotion animado

Viagem para ver o Titanic

Fazem 13 anos que as pessoas foram capazes de descer às profundezas do Oceano Atlântico em submersíveis para ver os restos do Titanic. Mas agora, no centenário do naufrágio, estas expedições estão perto de chegar ao fim. Aqui, Rob, um dos funcionários que trabalha diretamente para a empresa de exploração de águas profundas que já levou 150 pessoas lá em baixo, descreve a fantástica viagem subaquática.

Conforme o submergivel desliza pelas profundezas geladas do oceano, quase 4 quilômetros abaixo da superfície, eu olho para o abismo através da janela de vidro.
Das luzes externas do nosso submergivel, eu posso ver todo o terreno antigo, que parece quase como uma paisagem lunar. Ocasionalmente estranhas criaturas aquáticas surgem a minha visão, contribuindo para a atmosfera alienígena.

Então, de repente, lá está ela, a visão que jamais esquecerei. Crescente diante dos meus olhos, é a proa do navio mais famoso do mundo, como contos de além-túmulo: O Titanic se encontra parado e enferrujado em seu lugar de descanso final.

Eu estou olhando para os destroços do RMS Titanic, que mergulhou a esta profundeza, quase um século atrás, em abril de 1912. Mesmo na escuridão do fundo do oceano, a parte da frente do poderoso navio ainda é magnífica, os trilhos incrustados e a varredura de seu casco instantaneamente reconhecível.
Nosso submersível continua a sua jornada ao longo dos restos do navio, e eu olho enfeitiçado na famosa escadaria grandiosa e o convés onde uma vez estiveram os ricos passageiros, em toda a sua opulência gloriosa antes do iceberg atingi-los.

Mais adiante, cerca de uma milha a partir da proa, encontramos a parte traseira do navio, mais danificado do que a proa, com folhas grandes de metal rasgado de seus lados. Mesmo em seu estado, partido e decadente, esta relíquia fantasmagórica emana um sentido épico e majestazo. Assim como tão marcante são os destroços, é o seu tamanho colossal.

As duas seções principais do navio são monumentos no vasto oceano. Uma das principais três pás de hélices, construídas em bronze sólido, está muito bem preservada. Ela é mais do que duas vezes maior e mais pesada que nosso submersível - um submarino que permite a exploração detalhada do leito do mar.

O Titanic era o maior navio de sua época, e um dos mais bonitos já criados. Mas mesmo agora, todos estes anos após a tragédia, o naufrágio desta lenda viva ainda tem a habilidade de inspirar humildade.

Existem apenas cinco submarinos no mundo - feito de metais de alta tecnologia - que podem suportar a imensa pressão das condições em torno do naufrágio, a cerca de 12.500 pés abaixo da superfície.

Para nossas expedições, nós trabalhamos com a Shirshov PP Instituto de Oceanologia, propriedade da Academia Russa de Ciências. Eles são os donos dos 2 submersíveis Mir, cada um capaz de profundidades de até 20.000 pés. Ao trabalharmos juntos com esta equipe, a Agência Marcos Pontes é capaz de auxiliar o trabalho do Instituto de ciências, bem como fazer uma contribuição para os custos dos Mirs operacionais.Mais detalhes no link: http://www.agenciamarcospontes.com.br/conheca-titanic.php



Notícia publicada em 16/05/2012

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes