Emotion animado

Treinamento de astronautas no mar

O astronauta da ESA Timothy Peake, em breve irá mergulhar até o fundo do mar para saber mais sobre a exploração espacial. Uma base permanente subaquática a quase 20 m abaixo das ondas no largo da costa da Flórida, será a casa de Tim por mais de uma semana, em junho.

As operações da NASA em ambientes extremos, ou NEEMO, permite as agências espaciais testar novas tecnologias, além de proporcionar a pesquisa do comportamento da tripulação para missões de longa duração.

Os astronautas obtém uma sensação de como é trabalhar e viver no espaço, aprendendo a lidar como indivíduos e como uma equipe para situações estressantes.

Durante a sua estadia de 10 dias na base submarina, os aquanautas farão caminhadas no fundo do oceano para executar reparos e simulando as baixas gravidades que encontrarão no espaço. Também terão que resolver problemas por conta própria. Mesmo no caso de emergência, não poderão subir para a superfície imediatamente.

Passar algumas horas em águas profundas exige uma parada de segurança e descompressão antes de voltar para cima. Não há saída de emergência rápida a partir da base NEEMO.

NEEMO é o análogo a melhor forma de treinamento para exploração do espaço utilizado para formação de astronautas, comenta o astronauta Bessone Loredana treinador do Centro Europeu de Astronautas.

Quando eu mergulhei até o habitat subaquático, ele parecia exatamente como eu imagino que uma base lunar será” – referindo-se que o espaço requer lugares remotos e inóspitos para testar suas reações ao estresse e sua capacidade de trabalhar em uma equipe internacional.

Os astronautas têm de se ajustar a este ambiente extremo, onde a vida depende do seu equipamento e como usá-lo. Eles devem mostrar preparo para a equipe na resolução de problemas e superação de obstáculos.

Aprender a trabalhar em equipe de forma isolada, sem nenhuma ajuda de fora e apenas contando com capacidades limitadas de resgate, é parte da profissão de se tornar um astronauta. Nossa Agência Marcos Pontes realiza este trabalho, através do Centro de Treinamento Cosmonauta Yuri Gagarin. Mais informações através do link: http://www.agenciamarcospontes.com.br/treinamento-de-cosmonauta.php

Notícia publicada em 16/05/2012

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes