Emotion animado

Encerrada a primeira missão brasileira a MDRS

A empresa de turismo Aventuras Incríveis, dirigida pelo astronauta Marcos C. Pontes, encerrou dia 28 de janeiro a primeira missão brasileira a Mars Society, no deserto de Hanksville, em Utah nos Estados Unidos.

A missão a MDRS – Mars Desert Research Station, e’ uma simulação de uma possível exploração humana ao planeta Marte, cuja previsão deve acontecer em 2033.

Esta foi a primeira vez que uma equipe latino-americana teve participação no evento, que consistia em manter uma tripulação isolada por 7 dias em uma estação semelhante a uma cápsula espacial. A tripulação brasileira foi comandada por Marcos Roberto Palhares, o primeiro brasileiro a atingir a estratosfera a bordo de um caça supersônico MIG-29, em território russo, além de mais 4 tripulantes vencedores de um concurso de astronomia.

Os objetivos da missão brasileira foram de realizar dez experimentos científicos, nas áreas de Astronomia, Biologia, Geologia e Engenharia. Alem disso, a tripulação teve de suportar o isolamento, a falta de umidade, as rigorosas temperaturas do inverno no deserto e os estoques limitados de água, energia e alimentos.

. Desde o inicio, tudo deveria parecer como uma missão real ao planeta vermelho – revela Palhares, tínhamos de usar trajes espaciais para caminhar no deserto e deveríamos ter noções de locomoção utilizando as estrelas.

A missão teve o apoio da Fundação Marcos Pontes e de diversos patrocinadores que investiram na idéia. O principal responsável pela concretização da missão a MDRS foi o professor Marcelo de Oliveira, do clube de astronomia, em Campos no Rio de Janeiro.

Notícia publicada em 04/02/2012

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes