Emotion animado

Agencia Marcos Pontes leva primeira expedição brasileira a Marte

Foi no dia 19 de janeiro de 2012 que um fato surpreendente aconteceu. Quatro jovens, estudantes da IFF da cidade de Campos, no Rio de Janeiro, acordaram diferentes. Estavam prestes a decolar para o que seja talvez a maior aventura de suas vidas. Eles foram os vencedores de uma prova de astronomia e por isso ganharam uma bolsa para uma viagem um tanto inusitada. Pra Marte...pra Marte?

Na verdade, os estudantes estão nos Estados Unidos em uma experiência pioneira na America Latina. Estarão representando a primeira delegação brasileira na MDRS (Mars Desert Research Station) e serão os primeiros exploradores brasileiros de Marte, confinados em uma base de pesquisa no meio do deserto de Utah, onde as condições de clima e relevo não devem em nada ao planeta vermelho.

Para a simulação, a base de pesquisa que mais lembra a cápsula de um foguete espacial recém chegado ao misterioso planeta, os tripulantes contarão com comida racionada e desidratada, terão condições de água limitada, contarão com energia provinda de fonte solar e utilizarão trajes de astronautas.

Além do frio de seis negativos e umidade em torno de 10%, as condições de “contato com a Terra” serão limitados. Tudo para simular a primeira expedição brasileira ao planeta.

Para o sucesso da missão, terão muito trabalho. Os estudantes vão cumprir dez missões de pesquisa, nas áreas de engenharia, astronomia, biologia e geologia. Quem aposta no sucesso desta empreitada e’ o comandante da missão, Marcos Roberto Palhares, da empresa Aventuras Incríveis.

A Agência Marcos Pontes e’ uma empresa de turismo que tem como diretor o primeiro astronauta brasileiro, Marcos C.Pontes, que, através de sua Fundação, apoiou e contribuiu para que o sucesso desta aventura acontecesse. “Foi o Marcos Pontes quem abriu esta grande porta”, relata Palhares.

Mas não foi só. Os jovens talentos tiveram o incentivo e o apoio especial do seu professor de física na IFF, o professor Marcelo de Oliveira Sousa, quem encabeçou e cuidou dos detalhes desde o início. “Se não fosse ele, esta missão não teria acontecido”, relata Palhares.

Além do comandante Marcos Palhares, os tripulantes da missão brasileira são:
- Lucas Freitas – estudante do Instituto Federal Fluminense e da Escola de Astronomia e Astronáutica. Patrocinio do IFF.
- Hermério Almeida Jr. – estudante do Instituto Federal Fluminense e da Escola de Astronomia e Astronáutica. Patrocínio do IFF.
-Monique Pessanha – estudante da Escola Estadual Desembargador Álvaro Ferreira Pinto, da Escola de Astronomia e Astronáutica e estudante do IFF em 2012. Patrocinada pela empresa GEOPRIME, que realiza projetos e estudos técnicos em áreas relacionas com meio-ambiente e geologia.
- Ana Catarina Ávila Vitorino – estudante da Escola Municipal Márcia Francesconi Pereira de Cabo Frio. Patrocinada pela Secretaria de Educação de Cabo Frio .

Todos foram selecionados no curso de astronomia e tem entre 15 e 18 anos. Os detalhes podem ser acompanhados ao vivo através do link www.freemars.org/mdrscam

Notícia publicada em 24/01/2012

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes