Emotion animado

Existe vida fora da Terra

Isto é o que acreditam astrobiólogos. Segundo eles, não é necessário voar para longe para encontrar formas primitivas.

Descobertas dos últimos anos têm mostrado que os oceanos em nosso planeta estão cheios de vida, mesmo nos locais mais remotos e improváveis. Sendo assim, um satélite natural de Júpiter - Europa – é um dos principais candidatos para a habitabilidade. Os cientistas acreditam que, sob a calota de gelo em Europa, há vida biológica possível.

Vladimir Surdin que tem estudado estas possibilidades falou a imprensa: \"a evidência de que Europa tenha água corrente e se há água, pode ter vida ...\"

Anos de pesquisa no Ártico e na Antártica têm mostrado que mesmo lá, a grandes profundidades existe vida.

Em verdade, as condições para a vida em Europa são extremos: a espessura do gelo de quase 100km causa enorme pressão, além de que não recebe luz solar.

Elena Vorobyov, Pesquisadora Sênior do Departamento de Ciência do Solo de Moscou, continua: \"Agora sabemos que os organismos poderiam ter surgido sem matéria orgânica organismos anaeróbicos que não necessitam de oxigênio.

Eles levam a energia de reações químicas, um composto de componentes de ferro e gás, Hidrogênio e dióxido de carbono. Isso é suficiente para micro-organismos poderem existir. \"

O segundo candidato na habitabilidade esta próximo a Saturno – a lua de Encéladus. Tem um diâmetro de 500 quilômetros e bem como Europa, é coberta de gelo. Além disso, há uma rachadura enorme de fontes de água que deslizam por dezenas de quilômetros.

O fato é que quanto mais longe o satélite está do seu planeta, além da luz solar, a probabilidade de vida é reduzida.

Notícia publicada em 06/12/2011

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes