Emotion animado

Fracassa retorno de sonda enviada a Marte

As esperanças estão perdidas para a sonda Fobos-Grunt que terá sua re-entrada na atmosfera terrestre no início de Ano Novo.

Apesar de um pequeno período de tempo em que esperava-se comunicações com a sonda, o comando não pode ser estabelecido. Agora, parece que a sonda russa será vista como uma simples bola de fogo, já que é isso que aponta o cenário mais provável, uma reentrada destrutiva em algum momento de janeiro.


Fobos-Grunt:

Com uma massa de 13.500 kg, Fobos-Grunt é a maior nave espacial planetária jamais construída na antiga União Soviética e era para ser o primeiro retorno de missão de amostras para o satélite natural de um outro planeta.

A principal missão da sonda foi realizar um esforço de retorno de amostras do maior satélite natural de Marte, Phobos - para ser usado como um precursor para uma missão a Marte provável em 2030.

Embora pareça claro que nenhum dos comandos úteis foram recebidos com êxito durante o curto período de contato estabelecido, a nave logo se calou novamente, levando a ESA oficialmente a desistir depois de inúmeras tentativas de falar com Fobos-Grunt, sem sucesso.

\"Em consulta e acordo com os gerentes da missão Phobos-Grunt, os engenheiros da ESA decidiram acabar com o apoio de rastreamento. Os esforços para enviar comandos e receber dados da missão Mars russa via estações terrestres ESA não conseguiram nenhuma resposta\", observou um lançamento oficial da ESA.

\"Equipes da ESA permanecem disponíveis para ajudar a missão Phobos-Grunt, se houver indicios de qualquer mudança na situação.\"

Sua massa é o dobro do satélite enviado pela NASA Research extinta na Atmosfera (SRVAS), que re-entrou em setembro deste ano.

Na época, a NASA fez um grande esforço para enfatizar que, mesmo se todos os elementos sobreviventes do hardware SRVAS atingissem o solo, as chances de ser uma ameaça para a população humana era pequena. No final, o satélite - que foi originalmente lançado pelo ônibus Discovery durante a missão STS-48 - re-entrou pelo oceâno.

No caso da Phobos-Grunt - a localização exata da entrada da sonda na atmosfera não irá ser previsto até pouco antes do evento. Para os russos, este foi mais um triste recorde de todas as suas 17 missões ao Planeta Vermelho desde 1960, resultando em fracasso.

Notícia publicada em 05/12/2011

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes