Emotion animado

A procura de vida em Marte

O projeto ExoMars será a tentativa no século 21 para quebrar um dos mistérios mais populares, científicos e intrigantes dos tempos modernos - se já existiu vida em Marte. Inicialmente concebido na Europa como uma missão rover, ExoMars foi mais tarde dividido em um programa de duas partes, desenvolvido conjuntamente pela NASA e ESA.

Com planos de retornar amostras do solo marciano para além de 2020, a ExoMars tornou-se o empreendimento mais avançado para explorar o Planeta Vermelho.

Após vários anos de planejamento inicial, em 2005, o lançamento do rover ExoMars foi adiado várias vezes e estava previsto entre 2009 e 2011.

Em 2006, o projeto foi ampliado em escopo, mas teve de ser adiado novamente, desta vez entre 2011-2013. Mudou-se da espaçonave russa Soyuz-2-1b para o foguete Ariane 5. Em outubro de 2008, o projeto foi adiado de novembro de 2013 para janeiro-fevereiro de 2016.

Em julho de 2009, o ExoMars teve que ser adiada entre 2016 e 2018, e mudou-se novamente a plataforma de lançamento, de Ariane-5 para o Atlas dos EUA.

De acordo com os planos originais, o rover foi projetado para sobreviver na superfície do Planeta Vermelho por cerca de oito sols (dias marcianos), utilizando apenas a energia da bateria.

Mais tarde, sua vida útil teve de ser reduzido para apenas quatro sols. No entanto, o principal objetivo da sonda foi a validação técnica de um futuro sistema europeu para realizar uma aterrissagem controlada e suave em Marte.

De sua órbita de 400 km, o Trace Gas Orbiter foi concebido para utilizar sensores capazes de registrar o metano e outros gases.

Durante a década de 2000, os dados da sonda europeia Mars Express confirmou a existência de metano na atmosfera marciana. Organismos biológicos na Terra são conhecidos por serem uma importante fonte de metano na atmosfera, no entanto a origem do mesmo gás em Marte permanece um mistério.

Se a sonda poderia ser capaz de identificar as fontes exatas de metano na superfície, estas áreas poderiam ser profundamente analisados ​​com imagens, procurando sinais de vida em Marte.

Notícia publicada em 24/11/2011

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes