Emotion animado

Desvendamos o Jornal russo sobre a ida de Gagarin ao espaço

O Jornal russo Izvesthia de 12 de abril de 1961 relata em capa a primeira viagem do homem ao espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin. Depois da notícia publicada, o mundo inteiro ficou sabendo que o ser humano tinha condições de realizar viagens espaciais e isso mudou a história para sempre. A seguir, traduzimos a notícia de capa neste material de valor histórico inestimável, hoje exposto no memorial da Agência Marcos Pontes.

\"PESSOA SOVIÉTICA NO ESPAÇO
YURI GAGARIN:
Peço relatar para partido, para governo e para Nikita Sergeievich Khrushchov pessoalmente que a aterragem aconteceu de maneira normal, me sinto bem.
VITORIA GRANDIOSA DO NOSSO REGIME, DA NOSSA CIENCIA, DA NOSSA TECNOLOGIA E DA NOSSA CORAGEM.
DIA 12 DE ABRIL DE 1961 ÀS 10H55 A NAVE SATÉLITE “SPUTNIK” ESPACIAL VOSTOK COM SEGURANÇA SE RETORNOU A TERRA SAGRADA DA NOSSA PÁTRIA.
(EM 15 LINGUAS ESTA ESCRITO) proletários de todos países se unem
NOTÍCIAS (ISVESTIA)
Dos conselhos dos deputados dos trabalhadores USSR - 88 ano 45º ano da edição
Lançamento de MOSCOU
Quarta-feira 12 de abril de 1961
Preço 3 kopeyka – (centavos)
(EMBAIXO DA FOTO)
PARA PARTIDO COMUNISTA, PARA OS POVOS DA UNIÃO SOVIÉTICA! PARA OS POVOS E OS GOVERNOS DE TODOS OS PAÍSES! PARA TODA HUMANIDADE PROGRESSISTA!
RELATO DO COMITE CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA DA UNIÃO SOVIÉTICA, DA PRESIDENCIA DO CONSELHO SUPREMO USSR E DO GOVERNO DA UNIÃO SOVIÉTICA.
Aconteceu um evento grande. Primeira vez na história um ser humano realizou o voo para o espaço!
No dia 12 de abril de 1961 às 9h07 do horário de Moscou a nave satélite espacial “Vostok” com ser humano a bordo subiu para o espaço e realizou voo ao redor do globo terrestre, e depois com segurança retornou para terra sagrada de nossa Pátria – país dos Conselhos.
Primeira pessoa que se infiltrou para o espaço é uma pessoa soviética, cidadão do USSR! Isso é uma vitória do ser humano sobre forças da natureza sem precedentes. Uma conquista grandiosa da ciência e tecnologia, um triunfo da inteligência humana. Assim que iniciou os voos do ser humano para o espaço cósmico.
Nessa vitoria que vai entrar nos séculos está encarnado o gênio do povo soviético, uma força vigorosa do socialismo.
Com sentido de grande alegria e honra legítima o comitê central do partido comunista, o conselho supremo do USSR e o governo soviético ressalta que esta nova época no desenvolvimento progressivo do ser humano foi aberto pelo nosso país, onde venceu o socialismo.
No passado a Rússia csarista atrasada nem podia sonhar sobre tal façanha na luta pelo progresso e sobre competição com países mais desenvolvidos na área de tecnologia e economia.
Com vontade da classe dos trabalhadores, por vontade do povo que esta inspirado pelo partido comunista com Lenin na liderança, nosso país se tornou um Estado socialista potente, alcançou as alturas inéditas no desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Quando classe dos trabalhadores em outubro de 1917 pegou poder nas próprias mãos muita gente até as pessoas honestas tinham dúvidas se eles conseguiriam governar país, conservar pelo menos em nível alcançado de desenvolvimento da ciência e tecnologia. E eis que agora, na frente do mundo inteiro, a classe dos trabalhadores, os camponeses coletivos soviéticos, a inteligência soviética, o povo inteiro soviético demonstra uma vitória inédita da ciência e tecnologia. Nosso país superou todos outros estados do mundo e a primeira que colocou um caminho para o espaço.
União Soviética primeiro lançou míssil balístico intercontinental, e primeiro lançou satélite artificial da Terra, primeiro mandou nave espacial para Lua, criou primeiro satélite artificial do sol, realizou voo da nave espacial em direção do planeta Vênus. Um atrás do outro as naves satélites soviéticos com existências vivas a bordo realizaram voos para o espaço e retornaram a Terra.
Coroamento de nossas vitórias no domínio do espaço, foi voo triunfal do humano soviético da nave espacial ao redor da Terra!
Honra e glória para cientistas, engenheiros e técnicos soviéticos que são criadores da nave espacial!
Honra e glória para primeiro cosmonauta, camarada Yuri Gagarin, pioneiro no domínio do espaço! Nós, povo soviético que estão construindo comunismo, honramos que somos primeiros que alcançou o cosmo. Nós consideramos que as vitórias no domínio do cosmos não é somente do nosso povo, mas também de toda humanidade. Nós com alegria os colocamos para servir para todos os povos em nome do progresso, felicidade e bem estar de todas pessoas no mundo. Nossos realizações e descobertas não foi criado para servir a guerra, mas a paz dos povos.
Desenvolvimento da ciência e tecnologia abre oportunidades sem limites para dominar as forças da natureza e utilizá-las para bem estar do ser humano e para isso primeiramente é necessário garantir paz.
Nesse dia solene, nós novamente para o povo e os governos de todos os países clamamos pela paz.
Seja que todas as pessoas independente das suas raças e nacionalidades, cor da pele e religião, status social, usam todos seus esforços para garantir paz sólida no mundo inteiro. Colocamos fim para a competição de armamento! Realizamos desarmamento total sob rígido controle internacional! Isso será uma contribuição valiosa para o negócio sagrado de proteger a paz.
A vitória gloriosa de nossa pátria, inspira todas as pessoas soviéticas para alcançar novas vitórias na construção do comunismo!
Para frente, para novas vitórias em nome da paz, para progresso e felicidade da humanidade!
Comitê Central do Partido Comunista Soviético
Presidência do Conselho Superior do USSR
Conselho dos Ministros da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
(Acima meio)
Reportagem do lugar do pouso
Do correspondente especial do “Notícias”
Centro do grupo que foi encarregado de encontrar o cosmonauta Yuri Gagarin no local de seu pouso. Aqui hoje de manhã, antes que o rádio passou a notícia sobre a partida da nave satélite Vostok, chegou nosso correspondente.
Um quarto com 2 mapas grandes. Uma linha vermelha atravessa um deles, isso é a rota do movimento da nave satélite. As mesas estão com reprodutores e telefones. Limpo, ar fresco. Aqui não fumam. Estão piscando as luzes dos aparelhos de conexão. Os especialistas ocuparam seus assentos. As pessoas estão satisfeitas – o tempo esta bom: faz sol e o vento está fraco. Claro que hoje para os pilotos vai ser mais fácil trabalhar, mas o mais importante ele, o cosmonauta, vai ter mais facilidade para pousar.
Estou verificando estado da técnica. Do aeródromo relatam que os aviões estão carregados e estão na pista de decolagem. Um comando e eles já estão no ar. Gerente do grupo Konstantin Terentievitch atende telefone. Seu rosto grande e cheio de energia que sorri com frequência agora esta rígido e concentrado. Ele desliga o telefone e dá um sorriso novamente “continuação na segunda página”.
___________________--
[Acima esquerda]
Para cosmonauta soviético que primeiro no mundo realizou voo espacial, para major Yuri Alekseevitch Gagarin
Caro Yuri Alekseevitch! Para mim é uma felicidade enorme parabenizar VOCÊ com esta façanha heróica e notável, com primeiro voo de nave satélite Vostok.
Todo povo soviético esta encantado com SUA façanha gloriosa que vão lembrar por séculos como um exemplo da coragem, valentia e heroísmo em nome da humanidade. O voo que você realizou abre uma nova página na história da humanidade sobre conquista do cosmos e enche os corações das pessoas soviéticas com grande alegria e honra pela sua Pátria socialista.
De todo meu coração parabenizo você com retorno feliz da viagem cósmica para a Terra natal. Um abraço.
Até breve encontro em Moscou.
N. Khrushchov 12 de abril do ano de 1961

Para todos os cientistas, engenheiros, técnicos, trabalhadores, para todas as equipes e organizações que participaram na realização bem sucedida do primeiro voo espacial do ser humano no mundo na nave satélite Vostok, para primeiro cosmonauta soviético, camarada Yuriy Alekseevitch Gagarin
Caros camaradas!
Amigos compatriotas!
Num acontecimento feliz e emocionante vive o povo de nosso país. Dia 12 de abril de 1961, primeira vez na história da humanidade, nossa Pátria, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, realizou com sucesso voo do ser humano na nave satélite Vostok para espaço cósmico.
Voo da pessoa soviética para cosmos, uma conquista grandiosa do gênio criador do nosso povo, o resultado do trabalho livre e inspirador do povo soviético, dos construtores do comunismo. É aquilo sobre o que sonhavam os grandiosos representantes da ciência e tecnologia tanto russa quanto mundial para que dedicou sua vida o filho gênio do nosso povo Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky, hoje em dia se tornou uma realidade heróica. Isso é uma contribuição grandiosa do povo soviético a tesouraria da ciência e da cultura mundial. Esse precioso mérito da União Soviética será recebida com agradecimento pela humanidade inteira. Com este voo heróico da pessoa soviética para espaço cósmico, foi aberto nova época de história da Terra. O sonho secular da humanidade se realizou.
Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, Presidência do Conselho Superior do USRR e Conselho dos Ministros do USRR à partir do nome da nosso glorioso Partido Comunista, Governo Soviético, todos os povos da União Soviética parabeniza valorosamente todos os cientistas construtores, técnicos, trabalhadores, todos os coletivos de organizações que participaram da realização bem sucedida do primeiro voo cósmico no mundo da pessoa com grande façanha da inteligência e mão de obra.
Saldamos de todo coração e parabenizamos você, nosso caro camarada Yuri Alexei Gagarin, com uma façanha grandiosa, com primeiro voo para o espaço.
(2 coluna)
Nosso povo livre talentoso e trabalhador que foi levantado pelo partido comunista com o grande líder e professor de todos os trabalhadores do mundo Vladimir Ilitch Lênin em outubro de 1917 elevado para obra histórica, mostra para o mundo inteiro as maiores vantagens do novo regime socialista em todas as áreas da vida na sociedade.
Voo cósmico humano é um resultado da realização bem sucedida do programa grandioso da construção do comunismo em grande escala, da preocupação constante do partido comunista, Comitê Central do Lenin e Governo Soviético com Nikita Sergeyevich khrushchev sobre desenvolvimento constante da ciência, tecnologia, cultura, sobre bem estar do povo soviético.
Menos que quatro anos estão lançamento do primeiro no mundo satélite artesanal soviético da Terra e voo bem sucedido por humano para o espaço.
Os cientistas, engenheiros, técnicos, trabalhadores soviéticos com seu trabalho persistente e abnegado abriram caminho para o gênio humano as profundezas do espaço mundial. E eles fizeram isso pela paz na Terra e pela felicidade de todos os povos.
Primeiro voo do ser humano para o cosmos se tornará uma fonte da nova inspiração e ousadia para todas pessoas soviéticas em nome do progresso posterior e paz no mundo inteiro. Glória para todos os cientistas, construtores, engenheiros, técnicos e trabalhadores soviéticos, para conquistadores do cosmos!
Glória para nosso povo, povo criador, povo vencedor, que abre caminho para o futuro claro de toda humanidade sob coordenação do partido comunista, para caminho do comunismo!
Goze de saúde, nosso glorioso Partido Comunista da União Soviética, grande inspirador e organizador das todas façanhas do povo soviético!
Glória ao comunismo!
Comitê central do Partido Comunista da União Soviética
Presidência do Conselho Superior do USRR
Conselho dos Ministros do USRR

Sobre primeiro voo no mundo do humano para o espaço cósmico
Comunicado do TASS ( agência telegráfica da União Soviética)
No dia 12 de abril de 1961 na União Soviética, foi levado para órbita ao redor da Terra primeiro no mundo nave satélite cósmico Vostok (com humano a bordo).
Piloto cosmonauta da nave satélite Vostok é cidadão da União Soviética e Repúblicas Socialistas e aviador major Yuri A. Gagarin.
Lançamento do foguete de estágios aconteceu com sucesso e depois de alcançar primeira velocidade cósmica e separação do último estágio do foguete portador da nave satélite começou voo livre ao redor da Terra. Pelos dados anteriores, o prazo de circunavegação da nave ao redor da Terra contem 89,1 minutos, afastamento mínimo da superfície da Terra igual a 175 quilômetros, distância máxima é 302 kilômetros, ângulo de inclinação da superfície da órbita ao equador é 65 graus e 4 minutos.
O peso da nave satélite cósmico junto com piloto cosmonauta é 4725 kilos sem considerar o peso do estágio final do foguete portador.
Com cosmonauta camarada Gagarin estabelecido e mantido rádio contato bilateral frequência dos transmissores de curta onda de bordo é 9,019 megahertz e 20,006 megahertz, e na faixa das ondas ultra curtas é 143,620 megahertz. Com ajuda dos sistemas rádio telemétricos e transmissão de Tv realizamos observação do estado do cosmonauta durante voo.
O camarada Gagarin passou satisfatoriamente o momento da entrada da nave satélite Vostok a orbita terrestre e no momento atual ele se sente bem. Os sistemas que fornecem as condições necessárias para a vida na cabine da nave satélite funciona em regime normal.
O voo da nave espacial Vostok com piloto cosmonauta camarada Gagarin pela orbita terrestre esta sendo continuado. \"

créditos de tradução: Snizhana Maznova - www.cursorusso.com.br ou www.clubeeslavo.com.br

Notícia publicada em 24/09/2014

Voltar

Veja Mais

Parceiros
360 Graus - Aventuras e esportes sempre ao seu redor

Aventuras e esportes sempre
ao seu redor

Instituto Monitor - Conhecimento ao seu alcance

Conhecimento ao seu alcance

Oportunidades

Livro Missão Cumprida - Conheça todos os detalhes de um voo espacial!
Conheça todos os detalhes de um
voo espacial!

Fale Conosco
Para reservas e informações sobre algum dos nossos pacotes turísticos, por favor, entre em contato das seguintes formas: Fale conosco! Sua opinião é muito importante Quero Informações Mande-nos um e-mail
  • Siga-nos
  • Curta-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Veja-nos no Linkedin
  • Entre em nossa comunidade no Orkut
COPYRIGHT 2012
Agência Marcos Pontes